terça-feira, 30 de junho de 2009

Professores: os produtores de idéias

Inauguramos uma seção de vídeos sobre educação e ensino jurídico. O primeiro vídeo tem como título "Idea Makers: Research, writing and the Path to Law" e está diponível no site da Harvard Law School. Documenta as impressões dos professores de Harvard sobre "ser professor de direito". "No primeiro dia, eu estava assustado. Minha boca se movia mas meu cérebro dizia: você não sabe nada". Este drama expressa uma certa desconfiança da força do ofício. Mas que, ao final, resta superada: "ensino e professores multiplicam as ideias, mudam o mundo".

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Educação na era da internet

http://balzac.tv/episodios/2009/06/11/educacion-expandida/

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Com a palavra...

"Tudo indica, entretanto, que, de modo geral, intelectuais e cientistas têm dificuldades em lidar com a violência quando esta se expressa no âmbito dos conflitos políticos e, especialmente, em eventos nos quais estamos diretamente envolvidos". Trecho do artigo de autoria da Reitora da USP, Suely Vilela, publicado na Folha de São Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1106200908.htm

"Se, entretanto, a reitora pode ter razão nesse ponto, cabe examinar como se chegou a essa crise em que ela deixa de ser professora para vestir o uniforme da repressão". Trecho do artigo de autoria do Prof. José Arthur Giannotti, publicado na Folha de São Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1106200909.htm

Métodos "educativos" para solução de conflitos

O contraste é evidente. De um lado, professores e estudantes; de outro, a polícia. A dose do governo para coibir a greve, com o uso da força, é sempre desmedida. A Universidade é o espaço do diálogo. E sempre será. Todos os processos decisórios na Universidade devem ser negociados ou mediados por palavras e pessoas capazes de entender que toda reivindicação deve ser ancorada em uma percepção lúcida da realidade dos fatos e baseada na boa fé. A intervenção policial na USP, em pleno ano de 2009, é surreal.
http://www.youtube.com/watch?v=YNAzxgGtGpA
http://www.youtube.com/watch?v=kGeBa6P0mAY&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=fVlZYCCTAQQ&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=hGNkrT0Mu9U&NR=1

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cotas e falácias

O difícil debate sobre as cotas nas Universidades serviu para deixar claro três aspectos: 1) o preconceito contra os pobres e negros; 2) o desconhecimento da história e 3) a descrença na capacidade de superação do indivíduo. Gaspari, em artigo publicado na Folha de São Paulo de hoje, faz coro com aqueles que, como eu, defendem as cotas.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0306200904.htm