terça-feira, 21 de abril de 2009

A ABEDi vai bem, obrigado!

Todo encontro é sempre um reencontrar-se. E foi isto que o Encontro Preparatório da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi) provocou: uma reflexão sobre si mesmo a partir de um contexto diversificado e, ao mesmo tempo, comum. Porque a experiência de cada um como profissional da educação superior em direito amagalmava-se com a dos demais fazendo-nos identificar uma unidade de objetivos.

Nos últimos anos, a discussão sobre os critérios de avaliação dos cursos de direito uniu professores, mantenedores e advogados. Todos assumiram estar olhando na mesma direção em virtude de uma coincidência de objetivos: a qualidade dos cursos. Com o passar destes poucos anos, as políticas institucionais implementadas revelaram que olhávamos na mesma direção mas enxergávamos pontos distintos da imensa paisagem que constitui a educação jurídica.
A ABEDi pode dar uma contribuição salutar se insistir em explorar melhor o ponto de vista do professor. E me parece ter sido este o caminho escolhido com o tema do encontro preparatório que se estenderá até o encontro nacional em 2010.
Parabéns à diretoria e a todos os presentes.
Evandro Carvalho.

4 comentários:

  1. Em setembro do ano passado, num reunião da Diretoria da ABEDI, Rogério e Evandro tiveram um papel central na definição do novo formato de evento. A horizontalidade funcionou muito bem. O programa construído a partir da militância que de fato existe na ABEDI reforçou-me a convicção de que o evento bancário-expositivo, baseado na celebridade dos palestrantes e não no trabalho dedicado à ocasião, além de ser uma espécie de regador de jardim temático, em que tudo se trata e nada se aprofunda, conduz à passividade dos sócios, e está com os dias contados. Famoso ou não, parece claro que quem quiser falar na ABEDI 2010 terá que trabalhar para tanto, e isto me parece um grande salto (Deisy Ventura).

    ResponderExcluir
  2. Deisy, se não fosse por você e demais colegas da Diretoria, a proposta de um encontro mais horizontal não teria saído do papel. Foram 3 dias de muita leveza e criatividade. Este modelo tem tudo para se firmar nos próximos eventos.
    Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber indicações de sites e, especialmente, bibliografia sobre o "Ensino Jurídico", pois vou fazer a minha monografia sobre este tema. Obrigado.

    ResponderExcluir